VOTOS DE CASAMENTO PERSONALIZADOS: ESCREVA O SEU!

“… Eu te prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.” Este é um dos momentos mais esperados da cerimônia do casamento, pois através dos votos é que se concretiza a união do casal. E que tal os noivos criarem seus próprios votos de casamento? Pensa que emoção! Sei que para muitos não vai ser uma tarefa fácil, mas levantamos algumas dicas para ajudar no desafio. Em primeiro lugar, o padre, o pastor ou o celebrante precisa saber com antecedência dos votos personalizados, e muitos ainda vão querer ver antes para dar opinião e a permissão.

Uma opção é fazer só algumas mudanças nos votos tradicionais da sua religião. Pode apenas mudar algumas palavras e deixá-lo com um tom mais pessoal e mais natural.

Mas se for fazer um texto original, comece fazendo uma auto-reflexão sobre como você se sente em relação ao seu parceiro.  Quando você percebeu que estava apaixonada?  Como sua vida ficou melhor desde que o conheceu?  O que mais sente falta dele quando você está distante? Quais as qualidades que você mais admira no outro? O que o casamento representa para você? As respostas a essas e outras perguntas podem levar você às palavras perfeitas para escrever os votos.

Busque também inspiração nos livros de poesia, romances, publicações religiosas e espirituais, até mesmo em filmes românticos. Anote as palavras e frases que representam seus sentimentos. Mas antes de começar a escrever, o importante é os noivos decidirem o tom geral que querem dar aos votos: bem humorado, mas comovente? Poético, romântico? A decisão é de vocês, mas lembrem sempre da seriedade do compromisso!

Finalmente, seja objetivo, treine em voz alta, peça opinião de outra pessoa, e coloque o coração na elaboração dos votos.

Fotos: Virginio Santos

Compartilhe este post:
Facebook Twitter Digg Delicious Tumblr Plusone Email
Dicas Especiais - Tags: , ,