CASAMENTO MINEIRO IRLANDÊS: THATIANA & ROBERTO

Thati e Betinho casaram em Montes Claros no último dia 6 de junho de 2015. Para a cerimônia e festa eles decidiram usar componentes diferentes dos tradicionais que lembrassem a história e preferências do casal. Os detalhes escolhidos foram elementos da cultura da Irlanda, já que foi lá que se conheceram no ano de 2009.

E nada melhor que o relato da própria noiva para descrever esse lindo casamento “mineiro irlandês”:

“Meses antes do casamento tiramos fotos especiais para o Save the Date na Irlanda:”

casamento-mineiro-irlandês-1

“Para o convite, escolhemos uma impressão a seco de “shamrocks” – o nome gaélico para os trevos de três folhas que crescem nos campos da Irlanda. O trevo de três folhas (e não o de quatro) é um dos símbolos do país porque São Patrício, santo patrono da Irlanda, quando foi à ilha catequizar o povo celta, usava as três folhas do trevo para explicar a Santíssima Trindade (pai, filho e Espírito Santo).

casamento-mineiro-irlandês-2

Na parte interna do convite foi impresso um brasão com as shamrocks e o anel de Claddagh. O anel de Claddagh, usado como brasão em várias peças do casamento é parte de uma lenda irlandesa que conta que em uma vila chamada Claddagh morava um homem que um dia foi velejar e em alto mar foi capturado por ingleses que o fizeram de escravo por muitos anos na Inglaterra onde aprendeu a profissão de ourives. Um dia, ele conseguiu voltar para a sua vila e a mulher que ele sempre amou ainda o esperava. Para selar o amor deles, fez um anel com duas mãos segurando um coração e uma coroa acima deste. As mãos simbolizam a amizade, o coração o amor e a coroa representa a lealdade. Na Irlanda é muito comum as mulheres usarem esse anel de cabeça pra baixo até encontrarem o verdadeiro amor – e só então viram o anel para o lado certo. Seria o equivalente à simpatia ao nosso Santo Antônio, rsrs…”.

casamento-mineiro-irlandês-3 casamento-mineiro-irlandês-4

“A cerimônia do nosso casamento aconteceu na Catedral Metropolitana de Montes Claros que ficou radiante sob a luz verde. Como nos casamentos irlandeses, a entrada dos padrinhos foi enfileirada e as madrinhas segurando um lindo bouquet. Alguns detalhes compuseram o cenário: o brinco de trevo da daminha, os botounieres dos padrinhos e os trevinhos no meu bouquet.

A minha entrada foi linda ao som da gaita de foles, instrumento típico do povo celta. Foi feita uma introdução e logo em seguida o coro começou a cantar a música Amazing Grace.

Nas nossas alianças, feitas por um ourives de Dublin, foram gravadas em gaélico irlandês as três palavras da lenda do Anel de Claddagh: Grá Dilseacht Cairdeas (amor, lealdade e amizade). O porta alianças foi uma almofada feita especialmente para a cerimônia onde foi bordado o mesmo brasão do convite.

Um momento emocionante foi a entrada da imagem de São Patrício para consagração, ao som de Ave Verum de Mozart.

Diz tradição irlandesa que casar com sapato verde dá muita sorte e é claro que eu segui a risca”.

casamento-mineiro-irlandês-5 casamento-mineiro-irlandês-6 casamento-mineiro-irlandês-7 casamento-mineiro-irlandês-8 casamento-mineiro-irlandês-9 casamento-mineiro-irlandês-11 casamento-mineiro-irlandês-12 casamento-mineiro-irlandês-13 casamento-mineiro-irlandês-15 casamento-mineiro-irlandês-16 casamento-mineiro-irlandês-17

“A festa nos salões da Chágara Bugarim contou com uma decoração em tons de dourado e flores coloridas, e na área externa foram colocados variados enfeites e doces temáticos com símbolos irlandeses.

O som da gaita de foles recepcionou os convidados e escolhemos para nossa entrada a música da abertura de Os Simpsons – série que adoramos! Após os agradecimentos, anunciei a grande surpresa da noite, especialmente para meu noivo que não sabia de nada – a apresentação da banda Pedra Letícia, sua preferida.

Para animar a festa foram distribuídos chapéus de Leprechaun, óculos e colares de Shamrock, dentre outros adereços que coloriram a pista. Joguei um bouquet de São Patrício para dar sorte para as solteiras de plantão.

Os chinelinhos tinham shamrocks estampados e a frase “Luck of the Irish” que é usada na Irlanda para desejar a melhor sorte possível na vida. Como lembrança tiveram bem casados no formato de Shamrock em uma caixinha especial, pirulitos de chocolate com formatos temáticos e uma almofada também em forma de trevo de três folhas (Shamrock)”.

casamento-mineiro-irlandês-18 casamento-mineiro-irlandês-19 casamento-mineiro-irlandês-20 casamento-mineiro-irlandês-21 casamento-mineiro-irlandês-22 casamento-mineiro-irlandês-23 casamento-mineiro-irlandês-24 casamento-mineiro-irlandês-25 casamento-mineiro-irlandês-26 casamento-mineiro-irlandês-28 casamento-mineiro-irlandês-29 casamento-mineiro-irlandês-30

“Para nós foi uma noite encantadora e para os convidados presentes uma experiência bem diferente! Todo o nosso sonho se materializou do modo mais espetacular e teve os cuidados do competente Palazzo Cerimonial.”

CERIMÔNIA: Catedral Metropolitana de Montes Claros RECEPÇÃO: Chácara Bugarin CERIMONIAL: Palazzo VÍDEO: Life Movie Studio FOTOGRAFIA: Dennis Ricardo, Vinícius Souza, Diogo Santos e Deborah Ribeiro  FOTOS SAVE THE DATE (Irlanda): Karen Domingos MINISTÉRIO BANDA IGREJA: Requinte musical (Rodrigo Mourão) BANDA RECEPÇÃO: Pedra Letícia DJ: Alysson Prates ALMOFADAS: Kall Patchwork BOUQUET SÃO PATRÍCIO: Feltro do Céu BOUQUET DE FLORES: Vane Bouquet TOPO BOLO: Tita Santos BOTOUNIERES, CAIXAS E KIT BANHEIRO, FAIXA CADEIRA E OUTROS ARTESANATOS: La Fête Ateliê

Compartilhe este post:
Facebook Twitter Digg Delicious Tumblr Plusone Email
Casamentos Reais - Tags: , ,