COMO ORGANIZAR UM CASAMENTO A DISTÂNCIA

Se organizar um casamento não é fácil, imagina ter que resolver tudo de longe, como quem vai casar no campo, numa praia distante ou casar no Brasil morando no exterior!

Confira algumas dicas que podem ajudá-la a dar conta de todos os detalhes para que tudo saia perfeito.

SONHE
Antes de qualquer coisa, sonhe! Imagine o casamento ideal como se você tivesse todo o dinheiro do mundo. Mas não se esqueça de envolver seu noivo e conversem sobre o que não pode faltar, discuta sobre a data, horário, música, estilo da cerimônia…

Anote tudo, pois a palavra escrita tem a força de dar ordem aos pensamentos e vai ajudar traçar prioridades, focar opções e aterrissar na realidade. Depois olhe pro seu orçamento e faça as escolhas de acordo com quanto você pode ou quer gastar com o casamento. O mundo do sonho precisa caber no bolso dos noivos e familiares cúmplices.

MONTE UMA PASTA DE CASAMENTO
Depois de definir como vai ser o casamento, comece a ler revistas especializadas, visitar blogs de casamento, websites. Faça uma pasta no computador e vá arquivando fotos e idéias por assunto, como vestido, buquê, decoração, doces, além da papelada referente à organização do casamento: orçamentos, contratos, recibos…

PESQUISE E CONTATE OS FORNECEDORES
Busque indicações de profissionais com outras noivas, recém-casadas, nas comunidades no orkut e fórum de discussões. Relacione os serviços e pelo menos três profissionais de cada ramo para fazer uma seleção melhor. Dentre os serviços a serem contratados, os principais são: buffet, decoração, banda, coral, foto e vídeo, bolo e bombons, lembrancinhas, cabelo e maquiagem e vestido.

Depois ligue para os fornecedores ou então mande um email pedindo propostas, sugestões e orçamentos. Explique sua situação de morar fora da cidade onde vai acontecer o casamento e estabeleça a melhor forma dos futuros contatos.

Fique atenta, pois algumas pessoas pensam que morar fora da cidade ou do país pode significar que você tem mais dinheiro para gastar!

FOTOS E MAIS FOTOS
Como você está longe é mais difícil definir as flores da recepção, o tipo da toalha, a cor do bem-casado etc. etc. Para poder decidir tudo com mais segurança, peça para que os fornecedores enviem muitas fotos e vídeos de referência por e-mail. Lembre-se que uma imagem vale mais que mil palavras, sempre!

TENHA UM BRAÇO DIREITO
Para poder organizar um casamento à distância é fundamental ter uma pessoa para ajudar nas providências, por mais que a decisão seja sempre sua. Pode ser uma pessoa da família, uma amiga ou contratar a ajuda de um(a) assessor(a) ou cerimonialista.

É muito importante ter alguém para fazer reuniões, conhecer alguns fornecedores e ajudar com todas as decisões que você precisa tomar. Tente fechar o máximo de contrato pessoalmente ou pelo menos os principais, como o local, buffet, fotógrafo, banda.

COMECE OS PREPARATIVOS COM PELO MENOS 1 ANO DE ANTECEDÊNCIA
Além de ser um sonho, casamento é um negócio com prazos e datas a serem cumpridas. Geralmente, todos os profissionais que estão nesse ramo fazem vários eventos no mesmo mês e para garantir um bom fornecedor é preciso planejar com antecedência.

Organizar um casamento à distância é também mais estressante, por isso é fundamental ter mais tempo e calma para tomar as providências.

E quando tudo parecer difícil e incontrolável entre na internet e leia depoimentos de noivas que passaram pela mesma experiência. No final, tudo dá certo!

Fotos: reprodução

 

 

 

 

 

Compartilhe este post:
Facebook Twitter Digg Delicious Tumblr Plusone Email
Planejamento - Tags: , ,