AVISANDO MADRINHAS E PADRINHOS QUANTO AO TRAJE DO CASAMENTO

Um costume bastante comum lá fora começa ganhar força aqui no Brasil também: madrinhas com vestidos iguais, ou ao menos combinando, bem no estilo das bridesmaids americanas.

O assunto passa longe de ser consenso, pois há quem ache brega e ditatorial pedir que todas as madrinhas usem vestidos da mesma cor, comprimento e, às vezes, até o mesmo modelo, como quem ache que dá harmonia e fotos simplesmente lindas no casamento. Também é possível definir para os padrinhos uma cor de gravata ou combinar a cor do vestido da madrinha com a cor da gravata do padrinho.

E para quem é adepta da ideia, o maior problema é como comunicar a decisão sobre o traje para madrinhas e padrinhos. E para ter todo mundo lindo e feliz no grande dia veja algumas dicas:

  • Primeiro você precisa decidir como quer ver as madrinhas e os padrinhos vestidos no casamento. Uma vez definido não pode mais voltar atrás!
  • É preciso ser delicado, ter bom senso e muito tato na hora de avisar as pessoas sobre o traje. Mesmo assim, prepare-se para caras feias, nem sempre é possível agradar todo mundo!
  • O grau de amizade e envolvimento dos noivos com os padrinhos e madrinhas deve ser levado em consideração – pessoas realmente próximas e amigas vão entender e não se sentirão incomodadas com o pedido.
  • O ideal é ter um momento especial, um chá, um lanche ou um jantar, para discutir os vestidos especialmente com as madrinhas, afinal elas serão muito notadas no cortejo. Além de ser ótima maneira de todas se conhecerem, você pode fazer o pedido explicando seus motivos, mostrar referências e envolver o grupo nas decisões. Com todo este carinho a chance de uma madrinha ficar chateada por ter tido seu look pré-definido é bem menor.
  • Três meses é o tempo mínimo que a noiva precisa dar às amigas para que elas se organizem para achar ou mandar fazer o vestido.
  • Crie um site para o casamento e um link com as informações sobre os trajes dos padrinhos.
  • Crie um grupo nas redes sociais como um canal de comunicação com as madrinhas. É um espaço para postar ideias, sugestões e novidades em relação aos vestidos.
  • Pegue referências nos sites estrangeiros e faça uma caixinha que são comuns nos EUA, com todas as informações sobre o vestido e o casamento.

como-comunicar-traje-madrinhas-4 como-comunicar-traje-madrinhas-4a

Sugestões de como vestir as madrinhas:

VÁRIOS MODELOS DE UMA MESMA COR OU EM VÁRIOS TONS DE UMA COR (degradê). Em minha opinião, é mais delicado deixar o modelo do vestido a critério de cada madrinha, limitando apenas a cor. Isso por que cada uma tem um gosto, tipo de corpo e seu estilo próprio.

como-comunicar-traje-madrinhas-1

como-comunicar-traje-madrinhas-1a

MESMO MODELO DE UMA MESMA COR OU EM VÁRIOS TONS. A estratégia do degradê pode garantir maior satisfação das madrinhas. Se adotar o rosa, por exemplo, considere dar a elas o poder de escolha sobre o tom que irão usar. Além disso, se todas elas tiverem o vestido igualzinho, nunca terão coragem de vestir novamente por medo de encontrar uma “gêmea”.

como-comunicar-traje-madrinhas-2

MESMO MODELO DE CORES DIFERENTES. Confesso que é outra forma interessante de “uniformizar” as madrinhas.

como-comunicar-traje-madrinhas-3

Outra coisa que pode ser solicitada às madrinhas é o comprimento dos vestidos. Para cerimônias mais descontraídas, peças curtas são aceitáveis e vestidos longos são mais adequados nos casamentos clássicos e chiques.

No caso dos padrinhos é comum eles serem presenteados pelos noivos com a gravata na cor escolhida para eles usarem no dia do casamento. Quanto ao tipo de traje, cor do terno, camisa etc. eles podem ser comunicados pelo noivo conforme as opções colocadas para as madrinhas.

como-comunicar-traje-padrinhos-1 como-comunicar-traje-padrinhos-2

Finalmente, considere levar as madrinhas no mesmo atelier para fazer os vestidos e faça dos momentos de prova uma festa, levando espumante e pedindo ao fotógrafo para registrar o encontro. E se houver disponibilidade de dinheiro a noiva pode oferecer o vestido ou o corte do tecido às madrinhas!

Fotos: reprodução

Compartilhe este post:
Facebook Twitter Digg Delicious Tumblr Plusone Email
Dicas Especiais - Tags: , , ,