DICAS PARA ANIMAR O NATAL

Sempre que chega essa época do ano, todo mundo fica procurando dinâmicas e brincadeira para deixar a confraternização de Natal mais alegre e divertida.

Talvez um pouco tarde, resolvi fazer um post sobre o assunto para inspirar quem vai reunir a família, amigos e quer uma festa natalina bem animada.

Fiz algumas pesquisas e coloquei ainda brincadeiras que já alegraram meu Natal. Espero que as dicas sirvam para vocês!

Brincadeiras para o Natal

Anjo Secreto
Ao invés de comprar um presente tradicional, as pessoas adquirem algo que simbolize um conselho com a intenção de proteger e ajudar o seu amigo secreto (“anjo da guarda da pessoa”). Na hora de entregar os presentes, cada pessoa fala o seu conselho para que as demais adivinhem quem ela tirou.

Bicho Secreto
Uma variação do amigo secreto. O sorteio ocorre normalmente, mas no dia no Natal cada pessoa coloca no presente que comprou a foto de um bicho que lembre por alguma razão o seu amigo secreto. As pessoas precisam adivinhar quem é dono do presente a partir da foto do animal. Cada um deverá ainda explicar a escolha do animal.

Teste de QI
Separe as pessoas em grupos e alguém faz perguntas sobre o Natal, como por exemplo, qual é a cidade do Papai Noel. Pode-se premiar o grupo que acertou mais perguntas com uma caixa de bombons.

Mímica Secreta
Faz-se o amigo secreto tradicional, porém na hora da revelação, ao invés de tentar descrever a pessoa, deve-se fazer mímicas imitando a pessoa tirada. Fica muito engraçado.

Sorteio de Brindes
Antes dos convidados chegarem escreva num pedaço de papel o nome de três presentes que foi comprado com antecedência por você e cole em baixo de três cadeiras. Depois que começar a festa e antes do jantar diga que três pessoas serão premiadas basta olhar abaixo das cadeiras o seu premio.

Mensagem no Balão
Entrega-se para cada participante um pedaço de papel, uma caneta e um balão de aniversário. Então, pede-se para que cada pessoa escreva uma mensagem, algo que estiver na mente, qualquer coisa, desde um FELIZ NATAL! Até um NÃO SEJA TÃO PESSIMISTA! Depois pede-se para que as pessoas coloquem seu papel com sua mensagem dentro do balão e o encha de ar e dê um nó. Quando todos estiverem prontos, mande todos jogarem seus balões para cima, bem longe. Enfim, cada um deve pegar outro balão, estourá-lo e ler a mensagem que se encontra dentro em voz alta.

Caça ao Tesouro
Como numa caça ao tesouro, escondem-se vários bis brancos e a mesma quantia de bis preto. Divide em 2 grupos, um grupo tem que achar os bis brancos e o outro grupo os bis pretos, detalhe.. se o grupo do bis branco achar bis preto, eles comem, assim o outro grupo vai ter menos bis para achar, e vice versa. O grupo de achar mais bis da sua cor é o vencedor. Como premio pode ser dado caixas de bombom para dividir entre eles. É muito divertido, principalmente entre as crianças.

Pescaria de Natal
Comprar vários presentinhos, desde R$ 1,99 até algo mais caro e montar a pescaria como as das festas juninas, não se esquecendo dos micos, é claro… que é a parte mais divertida. Todos ganham presentes e se divertem.

Roda do Presente
Peça para todo mundo formar um círculo. Entregue quatro presentes a quatro pessoas, uma longe da outra.
Comece a ler um texto cuja estória contenha as palavras “direita” e “esquerda”. Toda vez que a palavra direita for falada, os quatro presentes devem ser movidos para a direita. Se for a palavra esquerda, os presentes passam para a pessoa à esquerda. Use bastante essas palavras-chaves para dar movimento à dinâmica. No final da história quem estiver segurando o presente, é o seu dono.

SUGESTÃO DE TEXTO
Uma menina vivia muito triste e ninguém sabia o motivo.
Certo dia, perguntaram o que havia acontecido e então a garotinha respondeu:
– Sou triste porque não conheço Deus.
Então alguém lhe disse que a indicaria o caminho a Deus.
– Siga por esse caminho e vire a primeira esquerda. Ali abrirá um campo verdinho a sua frente, siga pela esquerda em poucos passos avistará um rio a sua direita. Atravesse a ponte de madeira a direita e siga pela direita novamente. Se olhar pela direita haverá lindos pomares e a esquerda um curral cheio de boizinhos. Vire a direita entre as árvores. Caminhe sempre pela direita quando acabarem os pomares vire a direita novamente a sua frente haverá uma pequena cidade. Vire a esquerda após passar pela delegacia, depois vire direita e direita novamente, você verá um armazém a sua direita e uma loja de presentes a sua esquerda. Vire a direita após passar a loja de presentes a sua direita revelará uma linda igreja. Entre a igreja pela porta da direita e quando chegar próximo ao altar verá a sua direita uma portinha bem estreita a maçaneta esta do lado direito da porta. Ao atravessar a porta haverá um longo corredor, iluminado com algumas velas do lado direito. Siga em frente até avistar um clarão do lado direito. Entre nessa sala. Ali avistará Deus.
A menininha fez todo esse trajeto, chegando lá quando entrou na salinha a sua direita um ancião de voz tremula disse’:
– Deus está aí dentro de você, do lado esquerdo do seu peito, dentro do coração.
Então a garota levou a sua mão direita ao seu peito esquerdo e deu um suave sorriso. Assim a garota nunca mais ficou triste e nas noites de véspera de NATAL geralmente faz uma oração a Deus, que esta representado simbolicamente num altar do lado direito de sua cama.
Variação:
Para acrescentar emoção a brincadeira pode dividir os quatro presentes da seguinte forma:
O primeiro presente pode ser uma coisa legal e o seu dono será a pessoa que ficar com ele no final da brincadeira (ex. uma bebida). O segundo presente pode ser bombons para compartilhar com todas as pessoas. O terceiro presente tem que ser doado para alguém do circulo e finalmente o quarto presente, o dono dele deve realizar uma tarefa (pagar mico) para que o presente fique com ele, caso contrário, tem que doar também. Ou ainda, você pode colocar no embrulho dos 4 presentes uma tarefa. E para que o presente fique com a pessoa ela deverá pagar o mico, caso contrário deverá doar a alguém da turma.

Sorteio de um Prêmio Especial
Pegue uma caixa de bombons e 12 envelopes, onde guardará algumas instruções. Pergunte quem quer começar a brincadeira e a primeira pessoa que se manifestar ganhará a caixa e o envelope de número 1.
O primeiro envelope tem a seguinte mensagem: Parabéns! Você tem muita sorte, foi sorteado com este presente ele simboliza a confraternização, a amizade e a paz. Mas o presente não será seu. Observe a todos e entregue o presente para a pessoa que considera mais organizada. Oriente os convidados para que façam a leitura em voz alta.
Segundo envelope: A organização é algo muito valioso, e você, como portador desta virtude, irá entregá-lo para quem achar mais feliz.
Terceiro envelope: Você é feliz! Construa sempre sua felicidade em bases sólidas. A felicidade não depende dos outros, mas de nós mesmos, mas o presente ainda não é seu, entregue-o a uma pessoa que achar meiga.
Quarto envelope: A meiguice é algo raro, e você a possui. Parabéns! Mas o presente ainda não é seu, pois você com esse jeito meigo, não vai se importar de entregá-lo à pessoa mais extrovertida.
Quinto envelope: Por ter esse jeito extrovertido, você foi escolhido para receber este presente, e agora, mostrando sua virtude, entregue-o a quem você achar mais inteligente.
Sexto envelope: A inteligência foi dada por Deus. Parabéns, por ter encontrado espaço para demonstrar seu talento, agora passe o presente para quem achar mais simpático.
Sétimo envelope: Para comemorar, sorria, pois o mundo anda amargo e para melhorá-lo precisamos de pessoas como você, sorria, mas o presente ainda não é seu, passe-o para a pessoa que achar mais solidária.
Oitavo envelope: Solidariedade é uma virtude rara no mundo de egoísmo em que vivemos, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa que achar mais alegre.
Nono envelope: Alegria! Pessoas como você transmitem alto astral, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa que achar mais criativa.
Décimo envelope: A criatividade é fundamental para inovar e dar brilho ao nosso mundo, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa mais trabalhadora.
Décimo primeiro envelope: Que orgulho ter essa virtude, mas o presente ainda não é seu, entregue-o para quem você ache que tramite PAZ.
Décimo segundo envelope: O mundo inteiro clama por paz e você, gratuitamente, transmite esta tão grande riqueza, parabéns! Com muita paz compartilhe com todos que aqui estão esses bombons desejando muita paz, força e união.

E aí, tem mais alguma sugestão?

Depois passem por aqui para dizer qual brincadeira fizeram no Natal e se fez sucesso!

Mas lembre-se, o verdadeiro espírito de Natal está na confraternização, naquele momento em que amigos e familiares se reúnem para festejar o nascimento de Jesus.

 Fotos: reprodução

Compartilhe este post:
Facebook Twitter Digg Delicious Tumblr Plusone Email
Dicas Especiais - Tags: , ,