CHÁ DE PANELA

Olá, 
Hoje vou começar a falar dos chás para casamento – os meus queridinhos que gosto tanto de organizar. Vou explicar por que. Estes eventos pré-casamentos, chá de panela, de bar, de lingerie, etc, etc, são momentos especiais principalmente na vida da noiva, para reunir familiares e amigas, dar boas risadas e se despedir da vida de solteira. Tudo bem, que todas estarão no casamento, mas lá o ambiente é diferente e não conseguirão colocar o assunto em dia e trocar experiências.

E você sabe, noiva que é noiva adora falar de casamento e, compartilhar com pessoas queridas é melhor ainda. E com tanto stress dos preparativos do casamento, os chás são oportunidades ótimas de relaxar e ainda da noiva ganhar presentes úteis para a nova vida.

Como vocês podem ver, eu sou a favor de se fazer o chá antes do casamento e para as noivas que ainda estão na dúvida espero convencê-las discutindo o assunto.

Vamos abordar primeiro o mais tradicional dos chás, o de panela ou cozinha feito só entre mulheres, o que deixa a noiva e as convidadas mais a vontade para trocar “figurinhas”.

Normalmente quem organiza o chá de panela são as amigas mais próximas, as madrinhas ou alguém da família da noiva, porém, hoje em dia não é mais novidade que a própria noiva se encarregue de oferecer seu próprio chá.

A data ideal é aproximadamente 45 dias a 1 mês antes do “grande dia”, mas é claro que vários fatores devem ser analisados como proximidade de feriados e período de férias quando várias pessoas estarão viajando, a disponibilidade da noiva quando mora em outra cidade daquela onde vai acontecer o chá, dentre outros.

As pessoas podem ser convidadas por telefone ou pessoalmente, mas o ideal são os convites impressos que devem ser descontraídos e de acordo com a temática da festa e enviados no mínimo quinze dias antes da data marcada. Neles deve constar o dia, hora e local do chá e ainda fazer referência aos presentes. A melhor opção para realização do chá é num final de semana, no final da tarde e na residência da noiva, de familiares ou amigas. Já é comum também a reunião em bares e restaurantes, mas tem que ser considerada a programação da festa, não cabendo brincadeiras, discursos etc.

Lembramos que o único convite que fala de presentes é o do chá de panela (de casamento jamais!!!!!) pois um dos objetivos da festa é mesmo ajudar a noiva a equipar a sua cozinha. Já pode estar definido o que cada uma deve levar ou o convite relacionar no máximo duas lojas onde estarão as listas com sugestões de presentes. Considero esta segunda opção mais elegante, pois as pessoas podem escolher o que querem dar e o melhor, a noiva ganha os utensílios do seu agrado e que combinam com a decoração da sua cozinha.

Sobre o que servir, os petiscos, um prato de sustentação e docinhos são sempre bem vindos! Outra dica legal é contratar alguém para preparar na hora sanduíches, crepes ou pizzas. As bebidas devem ser escolhidas conforme o cardápio e o perfil das convidadas, mas normalmente são servidos coquetéis, caipi, champanhe, sucos e refrigerantes.

É gentil também distribuir lembrancinhas para as convidadas, que não precisam ser caras nem exageradas, apenas uma recordação da festa.  

E se você pensa em contratar serviços para a festa (fotógrafo, garçom, músico, barman) é interessante que seja só profissionais mulheres, assim o chá de panela se torna um verdadeiro “clube da Luluzinha”.

Bom, assim como a festa de casamento que exige dedicação para que tudo seja inesquecível, os preparativos para o chá de panela não podem ser diferentes! E aqui vai uma dica para quem não tem tempo nem idéias para organizar tudo! Já existem profissionais especializados nesse segmento que desenvolvem toda a decoração, doces, convites, lembrancinhas, bolo, etc, tudo personalizado de acordo com o tema e gosto da noiva. Normalmente o preço varia de acordo com o número de convidados e o estilo da festa, e é formado por um pacote de serviços.

E para ajudar no planejamento do seu chá de panela, postei algumas sugestões especialmente na área da decoração e ambientação.

O primeiro passo é definir o tema (xadrez, bolinha, coração, borboletas, flores….) e a paleta de cores que você quer usar. Isso vai ajudar a direcionar todos os detalhes da festa (convites, toalhas, enfeites etc).

 

Depois é hora de pensar na atração especial do ambiente, a mesa de doces, para onde todos os olhares se voltarão. Lá estarão o bolo,  ou as novas versões como mini bolos, cupcakes, os docinhos e outros mimos.  O diferencial fica por conta dos  enfeites e os vasilhames onde estarão os doces. Flores, utensílios de cozinha e peças diferenciadas devem ser usadas. É o momento de abusar da criatividade!

 

A próxima etapa é escolher os enfeites das mesas dos convidados: uma toalha bonita, e dependendo da mesa nem precisa, um arranjo de flores, guardanapos, porta-guardanapos. Cabe a originalidade aqui também.  

 

Finalmente chegamos aos detalhes que são importantíssimos para personalizar a sua festa e deixar o ambiente mais aconchegante ou divertido. Algumas idéias:

  •  porta-retratos com fotos do casal numa mesinha;
  • livro de receitas;
  • livro de assinaturas;
  • “oração do desencalhe” para as amigas solteiras;
  •  painel para recados;
  • salgados e doces com formatos temáticos;
  • e as lembrancinhas que são muito valorizadas pelas convidadas. Escolha alguma coisa útil ou com enfeite relacionado ao tema do seu chá: mini ralador, vidro de pimenta, pote de brigadeiro, marmitex com bolo… dê asas a sua imaginação! 

Tem mais ideias ou sugestões?? Coloque aqui nos comentários para partilharmos!!!

Outra coisa que não pode faltar no chá de panela são as brincadeiras com a noiva e convidadas. Mas antes é preciso saber o perfil da noiva para que não se tornem constrangedoras e também para que ninguém se sinta entediado. Sou a favor de brincadeiras saudáveis e animadas que gerem entrosamento e muitas risadas. Mas este é um assunto para discutir depois.

E não se esqueça da máquina fotográfica e filmadora, pois serão momentos inesquecíveis que devem ser registrados com muito carinho.

Fotos:google imagens, site say i do.
Compartilhe este post:
Facebook Twitter Digg Delicious Tumblr Plusone Email
Festas - Tags: , ,