ALIANÇA E ANEL DE NOIVADO

Um detalhe importante que marca o noivado é a aliança que é colocada no dedo anelar direito a espera do dia em que esta passará para a mão esquerda…. As alianças terão gravado o nome dos noivos (cada um usará a aliança com o nome do parceiro) e, próximo ao casamento, deverão acrescer a data do casamento nelas. Ela é o símbolo do casamento e seu formato circular, sem início e sem fim, representa que a união entre casais é eterna.
Tradicionalmente é responsabilidade do noivo comprar a aliança como uma surpresa para noiva, mas hoje em dia já é comum as noivas irem junto para escolher o anel.

O tipo de aliança deve combinar com os noivos (modernos, clássicos, românticos), o estilo de vida, tipo de trabalho, possíveis alergias, enfim tudo deve ser considerado. O importante é que o anel represente todo o amor de vocês.

A aliança pode ser em ouro branco ou amarelo, e pode também ser ornado com alguma pedra preciosa, sendo a mais comum o brilhante. Os preços geralmente variam de acordo com o peso do ouro, tamanho dos brilhantes ou outra pedra preciosa que quiser usar. Quando são mandadas fazer com exclusividade são sempre mais caras que as das coleções expostas nas lojas.

Existe uma infinidade de modelos de alianças, mas particularmente acho mais bonita aquela que realmente parece ser aliança e que são iguais para os dois. A da noiva pode até ter um brilhante, mas o modelo do anel deve ser o mesmo.

Existe ainda a tradição do noivo presentear a noiva com um anel de noivado, geralmente de diamante, após a troca das alianças.  É um costume nos Estados Unidos que causa algumas dúvidas nas pessoas –  para pedir em noivado usa-se um anel, uma aliança ou os dois? E a resposta é simples, vocês escolhem. Tudo depende das condições financeiras e do gosto dos noivos é claro!
 
O mais comum no Brasil é oficializar o noivado apenas com as alianças. O anel de noivado é um presente extra que o noivo pode ou não oferecer à sua amada.

Caso você seja pedida em casamento com anel de noiva do ealiança, o anel vai para a mão esquerda e a aliança na mão direita. No dia do casamento, anel e aliança trocam de lugar.

Agora, se o pedido for apenas com o anel de noivado, como acontece nos Estados Unidos, este deve ser colocado na sua mão direita e por ocasião do casamento seu noivo vai colocar a aliança na sua mão esquerda e você
seguirá usando seu anel normalmente.


Curiosidades: a aliança surgiu entre os gregos e os romanos, vindo de um costume hindu de usar anel para simbolizar o casamento. Os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia denominada d’amore que estava diretamente ligada ao coração. E sabe por que os anéis de noivado normalmente devem ter um diamante? Porque são chamados de “as pedras de Vênus”, a deusa do amor.
Uma coisa é certa, mudam os materiais e o design das alianças, mas a simbologia do elo é eterna!
Para inspirar você trouxe alguns modelos de alianças. Confiram!

Fotos: arquivo pessoal e Googleimagens.
Compartilhe este post:
Facebook Twitter Digg Delicious Tumblr Plusone Email
Acessórios - Tags: , , , ,